15/04/2016

Onde que uma nota pode medir a minha inteligência?


Sei que demorei um bom tempo, acho que mais de um mês para publicar aqui no blog, espero que entendam, é que eu estava dando uma arrumada em minha vida. O artigo de hoje é um pouco diferente e ao mesmo tempo uma pergunta que deixo no ar. Sem querer criticar negativamente, mas ao mesmo tempo tentando buscar uma resposta de alguém que realmente me entenda.

O que eu quero falar é a respeito de provas escolares e suas notas. Todo mundo já fez uma prova na vida certo? Não tem como, afinal quem estuda/estudou e não fez prova alguma sinaliza aí porque você é sortudo(a) mesmo. Mas enfim, a questão é a seguinte: onde que uma nota pode medir a minha inteligência? Essa pergunta me intriga desde muito tempo e ninguém consegue me explicar.

É necessário fazer provas?
Eu não acho necessário não. Vi em uma reportagem que tem escolas espalhadas no mundo que não aderiram a esse método e estão se saindo super bem. Tem alunos que não estudam? Sim! As provas são aliadas na busca para que esses alunos estudem? Sim! Mas a questão é onde isso pode me dizer se eu estou bem em matéria tal, e em outras não. Daí você já pode encaixar a questão do "chute", quem nunca chutou uma questão na vida? Aquelas que você leu, re-leu, e relacionou as alternativas com a pergunta e mesmo assim não deu em nada. Quando se chuta e acerta, aquele ponto é por sua inteligência?


E porque números para medir meu nível intelectual?
Não entendo em nenhuma circunstância, onde que números podem dizer que eu sou bom em algo. Se você faz prova, obviamente você vai ter sua pontuação por aquilo certo? Onde que esse número está dizendo que você é bom nisso? Alguém pode me sinalizar? Deixa eu te dar um exemplo: em muitas escolas (não todas), a média do aluno para ser considerado aprovado, deverá conter média '6' em todas as 4 unidades, ou seja, 24 pontos, e isso quer dizer aprovado. Agora me digam: onde que esse '6' é meu nível ideal para ser aprovado?Não entendo o porque que um número diz se sou inteligente ou não.
Então quer dizer que: de '6' pra cima, eu estou super bem e prontinho para a próxima série/ano, e menos que '6' preciso estudar mais?
Provas e notas é um pouco conturbante na vida de um aluno. Afinal, além de você estudar várias coisas até porque não existe só duas matérias, você ainda sofre a pressão de estar sendo "avaliado" por alguém que também pode errar. Eu acho (opinião), que isso faz com que as pessoas passem por cima de tudo e de todos para conseguir um mísero '6'. Existem pessoas que não estudam e não estão nem aí para o assunto? Sim! Mas por não estudar eles acabam fazendo o que deixa os professores mais frustrados, filam! Não acho justo um aluno ter que passar por isso pra ganhar "pontos", ele poderia ser super sincero e dizer que não estudou e ser ajudado, mas infelizmente os "pontos" não deixam que a pessoa em questão seja honesta(o).

Eu tenho certeza que com toda essa "inteligência" que os humanos tem, poderíamos usar um método muito melhor para ter certeza da aprendizagem de todos. Afinal eu deixo uma ultima pergunta pra vocês: essas pessoas bem sucedidas hoje estudaram muito pra chegar onde estão não é, e quem disse que vocês são perfeitos para esses cargos, os pontos?

Instagram ♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ We heart it ♥ Twitter ♥ Tumblr ♥ Snapchat (adeilson_mello)

Nenhum comentário:

◘ Os comentários são todos moderados, assim antes deles serem exibidos eu poderei ler todos eles.

◘ Você poderá comentar com NOME e URL, basta clicar no botão "comentar como" e em seguida clicar em "Nome/URL" preencha os campos e digite seu texto.

◘ Deixe o link do seu blog ao final do comentário. Obrigado!

© Sorriso de vida - 2015 - 2017. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeeh Mello. Mande todo seu carinho: Contato.