24/08/2015

Conservando os seus livros


Livros são coisas tão preciosas que deveria ser grátis você pegar um, ler ele todinho e depois repassar. Para que não só nós mesmos mas muitas outras pessoas possam saber, viver, provar de mundos diferentes apenas folheando e imaginando tudo o que nele está escrito.

E por saber de tudo isso, lógico que teremos que ter uma cuidado a mais com eles. Não é a toa que eles levam a gente a viajar por vários cantos do mundo e até de outra dimensão. Então essa nossa "porta universal" deve ser bem cuidada. Por isso hoje separei umas dicas pra você conservar bem seus livros.

São dicas simples que todo mundo pode fazer. E eu confesso que eu também preciso, afinal aqui em casa eles estão meio de lado. Mas com certeza só pela inspiração da postagem vou logo depois arrumar os meus. E você quer saber quais são as dicas também? Vem comigo!


. Excesso de livros não! Os livros pesam, então tenha um pouco mais de atenção quanto a espessura das prateleiras, e o quanto realmente elas aguentam. E mantenham-os na vertical. O peso de um livro em cima do outro danifica o miolo e a lombada. Também evite "espremer" os livros na prateleira, e para isso deixe sempre um espaço entre eles para a retirada ser delicadamente.

. Nunca guarde os livros em sacos plásticos, isso impede a respiração adequada do papel. Use uma flanela seca para limpa-los individualmente. Não use o espanador, ele apenas vai espalhar ainda mais a sujeira. E pelo menos uma vez no ano, escove eles com uma escova grande de cerdas macias.

. Não abra os livros por completo, tenha sempre um limite, ou então o limite do livro e sempre a menos. Alimentos, saliva, respingos, suor das mãos isso tudo danifica as páginas. E faz com que as folhas amareladas se despedacem.


. Deixe um espaço entre a estante e as paredes, pois as paredes transmitem umidade. E elas devem ser arejadas, se for uma estante fechada ela deve ser aberta regularmente. Mas para ajudar na conservação, prefira as estantes de metal.

. A exposição ao sol deixa as capas e as lombadas tortas. E não use clipes como marcador, a oxidação do metal estraga o papel. Se eles estiverem em uma estante de madeira, opte por revesti-la com um vidro e não use tintas a base de óleo.

. Para retirar o livro, o ideal é empurrar o volume dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada. Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. O papel pardo transmite o seu teor ácido para os materiais.


. Se não for possível deixa-los na vertical, coloque-os na horizontal mas sem ultrapassar mais de 4 volumes. Isso porque a grossura de uma livro é diferenciada de outros. E sempre lave as mãos antes de folhear um livro.

. As mãos engorduradas contribuem ainda mais para a decomposição dos papeis. E sempre evite umedecer as pontas dos dedos com saliva. Não utilize fitas adesivas, cola branca, fitas crepes etc. Esses materiais possuem alta acidez.
Essas foram as dicas e truques que eu separei pra vocês. Mas agora eu tenho que ir arrumar os meus, então um tchauzinho e até logo pessoal. Gostou? Diz aí!

6 comentários:

  1. Como ainda estou organizando a minha estante para colocar os meus livros, sempre busco inspirações e dicas de como preservar os meus bebês! Amei o post ♥
    Muito sucesso!!
    www.blogdaisa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, também adoro inspirações na hora de me organizar, beijos! ♥

      Excluir
  2. Anotei as dicas na minha agenda haha
    seu blog é muito bonito... belo trabalho
    beijos
    http://utopiasdegarotaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que anotou, e que gostou também do post/blog. Muito obrigado! Beijos ♥

      Excluir
  3. Sempre tomo bastante cuidado com meus livros, são meus amores. <3

    www.allthingsblue.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus também, ainda mais agora que estou organizando meu quarto (poeira). Beijos!

      Excluir

◘ Os comentários são todos moderados, assim antes deles serem exibidos eu poderei ler todos eles.

◘ Você poderá comentar com NOME e URL, basta clicar no botão "comentar como" e em seguida clicar em "Nome/URL" preencha os campos e digite seu texto.

◘ Deixe o link do seu blog ao final do comentário. Obrigado!

© Sorriso de vida - 2015 - 2017. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeeh Mello. Mande todo seu carinho: Contato.