07/12/2015

Construindo seu público alvo


Você sabe para quem você escreve? E porque você escreve? Essas perguntas são facilmente respondidas quando você reconhece o seu público alvo, ou seja, as pessoas que realmente você quer que cheguem as suas postagens. Mas muitos blogueiros por aí, não fazem nem ideia do que isso quer dizer e como construir. Se você também não sabe, ou tem uma ideia mas não pôs as rodinhas pra funcionar, vamos fazer isso juntos agora!

Primeiro você tem que saber que o seu público é algo diferente dos seus seguidores. Por exemplo: você pode divulgar sua postagem, o leitor vai lá, e lê seu post, e logo em seguida passeia por outras postagens e depois o segue no blog como também nas redes sociais, essa pessoa sim é de se encaixar no seu público alvo, agora seguidores é só um número, não adianta você ter vários seguidores no blog, e nas redes sociais vinculadas ao mesmo, se nem ao menos essa pessoa vai lá e comenta algum post seu. É basicamente como se fosse um seguidor fantasma.
Então para todos os fins, público alvo é aquela pessoa que se identifica com seu blog e com o que você escreve, e seguidor é apenas aquela pessoa que em alguns momentos sente vontade de ver uma postagem aqui ou ali, mas que nunca está presente arduamente e diariamente no seu cantinho. Mas não se preocupe, que o seu público também pode ser um seguidor, basta então que eles se mantenham vivos tanto no seu blog como acompanhando em outras ferramentas por aí!
Mas como gerar seu público alvo? Essa é uma pergunta bastante interessante. A partir do momento que você fica sabendo o que é público alvo, você automaticamente quer ter o seu também. Mas existem 3 formas de você saber qual o seu público e quem se identifica com você:

  • Público fictício é onde você cria em sua mente um público, onde mais ou menos ele se encaixa nas suas categorias e nos assuntos do seu blog, exemplo: eu imagino que estou escrevendo para adolescentes, então obviamente os assuntos a serem tratados aqui terão que dar voz e visão a pessoas dessa faixa. Você define o que eles gosta, o que eles querem, compram, ouvem, possuem... Enfim você que decide e a partir daí arruma o conteúdo do seu blog.
  • Público real são aquelas pessoas que você já sabe quem são e como lidar com elas, ou seja, que tipo de conteúdo elas querem no seu blog. Pra ficar mais fácil de saber esse segundo passo, use o primeiro, porque fazendo o primeiro você saberá se realmente está agradando ás pessoas que você deseja, daí se agradar e ver que está tendo um certo retorno de comentários, e compartilhamentos continue e só alavanque a sua ideia, mas se não estiver agradando dê uma segunda chance ao seu blog e parta para um outro conceito.
  • Pesquisa de público é uma ferramenta bem simples e que ao mesmo tempo você pode conhecer quem está vendo o seu blog através de algumas questões respondidas diretamente e que levam só um tempinho. Aqui no blog eu uso essa ferramenta, está na aba FORMULÁRIO, onde você responde a algumas questões para que eu possa saber um pouco mais sobre você. Você pode fazer daquele mesmo jeitinho, como também pode acrescentar mais coisas, no caso o que eu uso é o Google Docs.
Lembre-se! Não é tão rápido assim que você vai saber que tipo de gente lê o seu blog, isso requer tempo e observação, e uma dica que eu dou é dar uma olhada no tipo das postagens mais populares que você tem, e postar mais sobre aquele conteúdo ou daquela forma. E dê uma olhada também nos comentários, eles falam muito sobre o que realmente seu público está achando.
Uma boa dica também é você criar conteúdos grátis. Assim seu blog vai ter vários acessos, e dependendo desses acessos, seu blog vai acarreando seus público fiel. Mas como isso acontece? Exemplo: você cria um conteúdo bem bacana do qual você precisava de decidiu compartilhar com os outros no seu blog, outras pessoas podem ver, achar interessantes e isso pode até fazer desse simples visitante um leitor diário e fiel.

Mas um detalhe: sempre crie coisas que um dia você precisou ter, ou que gostou tanto que adicionou em sua life, nunca faça no sentido de ganhar leitores e seguidores. Pois além de tudo eu repito, isso são só números, todos mundo que vive na blogosfera é arriscado a perder e ganhar leitores fiéis ou não. Então crie pelo prazer e não pela obrigação. E o que eu posso criar? É simples, você pode fazer: wallpapers, projetos DIY, templates, calendários digitais, ou até mesmo inventar e inovar, é só usar a imaginação e em seguida mãos à obra!
E aí gostou? Vai querer tentar descobrir seu público alvo? E você que já descobriu o que achou? Diz aí!

8 comentários:

  1. Ótimo post, me esclareceu muita coisa. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom meu anjo, essa foi a ideia. Obrigado você! ♥

      Excluir
  2. Gostei muito do seu post, vai servir muito para mim neste momento.
    https://kamilacavalcante.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, a ideia foi ajudar mesmo, espero que aproveite bastante. ♥

      Excluir
  3. Essas dicas são de extrema importância para nós, blogueiras! Amei ♥
    www.blogdaisa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, muita importância. Espero ter ajudado! ♥

      Excluir
  4. Olá, sou eu!!! Como você vai? Espero que bem...
    Antes de mais nada, parabéns pelo blog tão lindo e organizado!
    Adeeh, eu acredito que encontrar o publico alvo é a melhor maneira de ter um bom conteúdo, assim você pode saber o que será possivel agradar. É MUITO bom quando recebemos elogios, então sabemos que acertamos o alvo, ou quase lá... Isso é bastante importante.
    Luana
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio, isso é verdade é um ótimo passo pra saber com quem realmente você está falando. ♥

      Excluir

◘ Os comentários são todos moderados, assim antes deles serem exibidos eu poderei ler todos eles.

◘ Você poderá comentar com NOME e URL, basta clicar no botão "comentar como" e em seguida clicar em "Nome/URL" preencha os campos e digite seu texto.

◘ Deixe o link do seu blog ao final do comentário. Obrigado!

© Sorriso de vida - 2015 - 2017. Todos os direitos reservados. Criado por: Adeeh Mello. Mande todo seu carinho: Contato.